Sumário

Tipos de Ambientes Organizacionais

O ambiente organizacional divide-se em Interno e Externo. O ambiente interno é constituído por factores internos – aqueles que as empresas podem controlar, já o ambiente externo, compreende o conjunto de factores que a empresa não detêm controlo.

O Ambiente Externo se subdivide em geral e de tarefas.

Factores do ambiente geral e de tarefas

No Ambiente Geral encontramos as variáveis políticas, legais, demográficas, ecológicas, tecnológicas, económicas e sociais. No Ambiente de tarefas encontramos os clientes, concorrentes, fornecedores, e grupos reguladores.

Diferença entre Ambiente Geral e Ambiente Especifico ou de Tarefa?

É o meio ambiente específico da empresa que corresponde ao segmento do ambiente geral mais imediato e próximo da empresa. O ambiente de tarefa inclui setores com os quais a organização interage diretamente e que têm impacto direto na capacidade da organização alcançar seus objetivos (DAFT, 2003).

O ambiente geral diferencia-se do especifico pelo facto de o primeiro influenciar a empresa de forma indirecta sem que está possa exercer qualquer controlo, ao contrário do ambiente específico onde a empresa exercer influência, e o mesmo afecta a organização de forma directa.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
FILTRAR

SERVIÇOS

Assessoria Fiscal

Assessoria Contabil

Relações Públicas

Estudos de Mercado

Consultoria Empresarial

Consultoria Académica

Despachos aduaneiros

CAPACIDADES

Gestão estratégica

Gestão de pessoal

Inovação e transformação

Pesquisa & desenvolvimento

Digitalização

Gestão de risco

Gestão de qualidade

Fique por dentro das novidades